Dicas para equilibrar e sincronizar os dois hemisférios do cérebro

Dicas para equilibrar e sincronizar os dois hemisférios do cérebro 

Dicas para equilibrar e sincronizar os dois hemisférios do cérebro

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

A sincronia entre os hemisférios do cérebro é importante para uma vida equilibrada. Responsável por controlar desde atividades físicas e biológicas, até sentimentos e emoções, o cérebro é o órgão mais importante para o corpo. 

Para conquistar aqueles momentos em que tudo flui é necessário estimular os dois hemisférios cerebrais de diferentes formas. Da mesma maneira, precisamos nutrir o corpo com ativos que o fortaleçam o cérebro e elevem sua performance desde o nível energético até o físico.   

Entenda o funcionamento cerebral e como fazer para sincronizar seus dois hemisférios e alcançar o seu melhor desempenho.  

  

Como funcionam os hemisférios do cérebro  

Cada lado controla uma série de funções, mas não significa que cada um é o único responsável por determinada atividade. Ou seja, há o predomínio de um lado sobre o outro, mas eles não atuam de forma independente, pois estão conectados.  

É essa relação entre os hemisférios que explica como uma pessoa que lesionou um dos lados, por exemplo, pode continuar realizando certas tarefas.  

Sabendo que os dois hemisférios podem trabalhar juntos, podemos perceber que quando isso acontece de forma harmoniosa é possível executar melhor qualquer atividade.  

  

Hemisfério esquerdo  

É mais ativado quanto realizamos funções relacionadas à linguagem, tendo maior controle sobre a capacidade de leitura e escrita. Também é o lado com maior responsabilidade na identificação de regras gramaticais.  

Atua principalmente em funções como:  

  • Processamento da fala;  
  • Pensamento intelectual, racional e analítico;  
  • Percepção e processamento do tempo;  
  • Controle sequencial de movimentos motores.  

  

Hemisfério direito  

Já o lado direito promove principalmente a capacidade de reconhecer rostos e objetos, ativado também nos momentos que exigem mais atenção. 

De modo geral, este hemisfério tem predomínio no controle de tarefas espaciais e não-verbais como:  

  • Habilidades perceptivas visuais e espaciais, como profundidade e distância;  
  • Organização do esquema corporal e controle postural;  
  • Processamento de movimentos rítmicos;  
  • Habilidades musicais como reconhecimento de notas;  
  • Processamento dos sons de animais.  

   

5 dicas para sincronizar os hemisférios do cérebro  

Apesar da atividade equilibrada entre os hemisférios do cérebro proporcionar um estado acelerado de aprendizagem e melhorar a realização de atividades, estudos mostram que 90% da população possui uma dominância do hemisfério esquerdo.   

Isso acontece porque socialmente as pessoas são educadas para entender e viver o mundo usando as funções em que esse lado predomina, de forma racional e analítica.   

Por outro lado, existem algumas dicas para conseguir o equilíbrio entre os dois hemisférios e, assim, alcançar toda sua potencialidade.   

Além disso, essas práticas exercitam as funções cerebrais na totalidade, promovendo uma desaceleração nos Efeitos do Envelhecimento no cérebro.   

  

  1. Libere o estresse:  

Atividades que promovem o relaxamento conseguem fazer com que os lados do cérebro entrem em harmonia.   

Práticas que auxiliam a entrar no estado de alfa, como meditação, por exemplo, utilizam os dois hemisférios para trabalhar as informações que fluem pelo corpo-mente.   

Dessa forma, após a realização destas atividades, é possível perceber uma melhora em diversas funções e também o aumento da concentração.   

  

  1. Aprenda algo novo:  

Durante o processo de aprendizagem o cérebro cria novas conexões neurais, desenvolvendo um novo circuito neural ou reforçando um já existente. Essas conexões estimulam as atividades cerebrais e potencializam sua capacidade.  

As atividades artísticas, como dança, pintura e música ajudam a sincronizar os hemisférios, pois, ao mesmo tempo que estimulam cada lado promovem o efeito da aprendizagem.  

  

  1. Saia da rotina  

Realizar tarefas fora da rotina força o cérebro a usar lados diferentes para ações já conhecidas, proporcionando uma melhora na capacidade de acionamento de cada lado.   

Então, escove os dentes com a mão contrária ou realize um trajeto novo entre sua casa e o trabalho para estimular os dois lados conjuntamente.   

  

  1. Cuide da saúde física:  

O cérebro está ligado a todas as funções do corpo humano, então ao mesmo tempo que controla nossos movimentos, também é afetado por eles.   

Além de liberarem hormônios que estimulam partes específicas, os exercícios físicos podem ajudar na coordenação dos hemisférios.   

Movimentos que usam a simetria bilateral cruzada do corpo, como levantar o joelho direito e tocá-lo com a mão ou cotovelo esquerdo, são como uma ginástica cerebral. O trabalho conjunto dos hemisférios nesse tipo de movimento afina a coordenação entre eles. 

Ainda, atividades como yoga, tai chi e chi kung sincronizam os lados cerebrais através de movimentos do corpo, ajudando a equilibrar o fluxo energético do corpo e da mente.   

  

  1. Alimentação saudável:  

Para um melhor desempenho cerebral é preciso manter uma alimentação saudável e balanceada. Diferentes Ativos Naturais entregam para o corpo todos os nutrientes, vitaminas, minerais e antioxidantes necessários para nutrir o cérebro.   

  

Conclusão  

Manter a sincronia entre os hemisférios do cérebro é importante para conquistar uma vida equilibrada, mantendo a sintonia entre os sistemas e o fluxo energético do corpo.   

A linha OP Suplementos é uma linha de suplementos vitamínicos que ajuda a conquistar esta harmonia de modo íntegro. Traz da natureza os elementos necessários para potencializar o funcionamento do seu organismo.  

 

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Compartilhar essa matéria

Comments (1.387)